terça-feira, 30 de agosto de 2016

Virada Empreendedora: Mulheres, Sonhos, Ação! #2




    Hoje vamos ver que empreender pode ser mais simples que se imagina! Para começar um negócio cada uma deve se conectar com quem é e com o que gosta de fazer.

     Por onde começar?

     Olá meninas! Você tem o sonho de ser uma empreendedora de sucesso?
Quando você pensa nisso, como é que você imagina o seu negócio?
     Por exemplo, se você sonha em abrir um salão de beleza, você já imagina um espaço enorme, bem decorado para que as clientes se apaixonem assim que entrar, com todos os equipamentos necessários, funcionários... Uau!!! Sonhar grande é uma delícia não é mesmo?... Mas na prática, será que é assim mesmo que os negócios começam? 


     Quando comecei à empreender no ramo de serigrafia e confecção, iniciamos (eu e meu marido) nosso empreendimento em um cômodo da casa de dois cômodos que morávamos. Minha mesa de cozinha deu espaço à mesa de corte e caixa de luz para revelação de telas, no quintal coberto com lona ficaram os berços para estampar (e quando chovia... ai que sufoco! rs...). Começamos a vender camisetas de sátiras e bandas que fabricávamos em uma Feira da região e lá aproveitávamos para divulgar nosso trabalho de personalização também de camisetas para eventos, escolas, igrejas, empresas... Mas meus anúncios gratuitos pela internet rapidamente deram o retorno maior do que esperávamos e em um ano já estávamos em outro local, uma casa maior e um espaço separado para trabalharmos. Enfim, em outra ocasião conto a história toda, mas como vocês podem ver, não tínhamos dinheiro para abrir uma estamparia, mesmo assim deixamos as desculpas e o medo de lado e começamos com o pouco que tínhamos, utilizando o espaço que dava, comprando os materiais e equipamentos aos poucos, sem se meter em dívidas.
     No começo não é fácil, precisei aprender um pouco de tudo para administrar o negócio, atendimento, finanças, compras, vendas... Mas valeu todo o esforço. Ser empreendedora aumenta muito as exigências, as responsabilidades, mas aumenta mais ainda a satisfação!
      Ser empreendedora é somente consequência do amor ao nosso trabalho!

    Muitos negócios que conhecemos e admiramos começaram assim, pequenos e com os recursos que as empreendedoras tinham naquele momento. O seu sonho pode começar bem pequeno porque um passo de cada vez é a regra de ouro para quem quer crescer.



        Lição de Casa:

     Agora, olhe para  sua própria realidade e faça uma lista do que você tem hoje à sua disposição e que pode te ajudar.

     Que recursos podem ser esses?
   Seus Conhecimentos, as pessoas com quem você tem contato, as ferramentas de trabalho de que você dispõe para começar...

     As 4 Características Fundamentais para Empreender: 

 

1 – Estar conectada com quem sou.
     Qual é o seu sonho? O que gosta de fazer? 

2 – O que eu sei?
     Os conhecimentos adquiridos ao longo da vida e os cursos feitos para se aprimorar.

3 – Quem eu conheço.
     A rede de contatos para formar sua clientela e os parceiros que você vai precisar.

4 – O que eu tenho.
    Não espere ter o lugar perfeito para começar a empreender, como no exemplo, eu comecei na minha casa, com aquilo que eu já tinha, com a estrutura que eu possuía.

   Essas quatro características observamos em uma teoria chamada Effectuation ou Teoria Efetiva que foi criada por Sara Sarasvathy (farei um post sobre o assunto depois para não ficar muito extenso).
     Sara é uma indiana que pesquisou grandes empreendedores de sucesso nos Estados Unidos e ela percebeu que todos eles tinham essas quatro características muito fortes e que fazia eles terem sucesso, por isso sonhe grande mas não espere ter o cenário ideal para empreender, comece com aquilo que você já sabe, com quem você conhece e com aquilo que você tem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário