segunda-feira, 8 de agosto de 2016

O Desafio de Poupar Dinheiro



     Desafio mesmo para muita gente é guardar dinheiro. Quantas vezes não prometemos começar aquela poupança, ter algum fundo de reserva ou começar a planejar a aposentadoria? Eu mesma já comecei diversas vezes ,mas sempre acabava usando o dinheiro guardado para pagar eventuais gastos que apareciam.
     Hoje tenho feito diferente e vou compartilhar com vocês em outros posts relacionados algumas ideias e dicas que tenho adotado para nós aqui em casa. Agora seguem algumas coisas que aprendi sobre guardar dinheiro e com qual mentalidade devemos fazer isso:

   - Em primeiro lugar aprendi que devemos ter uma meta para esse dinheiro. Guardar dinheiro simplesmente por guardar não é inteligente, temos que dar uma finalidade à ele.

     - Devemos fazer isso como um compromisso com a gente mesmo, pois se não priorizarmos, a ideia de poupar dinheiro não durará nem até o próximo mês. Devemos estabelecer objetivos e metas, e cumprirmos essas metas como um compromisso que não pode ser deixado de lado, ou "dessa vez não sobrou", porque se formos esperar sobrar de algum lado para pouparmos, nunca faremos isso. Por isso devemos poupar como se estivéssemos pagando um aluguel ou uma prestação por exemplo, sabendo que é uma prioridade que deve ser cumprida.

    - Com o tempo guardar dinheiro vira um hábito, e o melhor de tudo é ver seus objetivos sendo alcançados. Quando lembrar: planejei e deu certo! A sensação trará novos estímulos para você continuar firme com o seu compromisso financeiro de poupar x valor de seu dinheiro.

     - Não devemos guardar para não faltar ou somente para casos de emergência. Devemos poupar para a realização dos nossos sonhos e objetivos, essa é a mentalidade correta que devemos ter. Porque se você poupar pensando no pior, o pior pode acontecer e você ter que desembolsar tudo o que poupou para reparar prejuízos e danos. Claro que devemos nos precaver para eventuais situações que podem vir a acontecer, como um reparo em casa, alguma manutenção do carro ou caso de desemprego, e nesse caso devemos ter nosso Fundo de Emergência (falarei sobre isso em outro post, pois também tenho feito). Mas também temos que ter outros fundos para nossas realizações e objetivos de longo prazo.

     - Simplesmente comece! Não importa se hoje a sua situação não permite guardar muito, analise seu orçamento e veja o que pode ser "enxugado" a fim de destinar parte de seus ganhos para poupar. Comece com pouco mas comece. Existe o Desafio das 52 Semanas muito comentado na internet, um exemplo que você guarda R$1,00 na primeira semana e vai aumentando de 1 em 1 até a última semana, no fim você terá uma pequena reserva, mas TERÁ. Eu nunca havia começado por achar pouco, mas se tivesse começado mesmo com pouco teria aquele valor que considerei pequeno, mas que no fim das contas por não ter feito, nem isso tinha. Foi só um exemplo, falarei sobre isso em outro post pois tenho adotado esse desafio com outros valores e tem sido bem interessante.

     - Pense em quantas coisas tem sido adiada pela falta de recursos... aquela viagem, a compra de um novo equipamento, a entrada para a tão sonhada casa própria... Então chega de desculpas e comece a planejar em como, quanto e por que começar a poupar hoje mesmo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário