sábado, 16 de julho de 2016

Resenha do Livro Vida Organizada

Sinopse: Em seu primeiro livro, Thais Godinho mostra ao leitor as melhores maneiras de organizar a rotina e a vida. Embora a palavra “organização” pareça estar ligada a uma realidade utópica, com as instruções da autora, viver em paz com as coisas no lugar ficará surpreendentemente fácil. O livro aborda a organização da casa, do trabalho e de todos os itens fundamentais para deixar o dia a dia mais tranquilo e, principalmente, para que o leitor possa ter muito mais tempo para a família e o lazer. 


 "Todos nós temos sonhos. Todos nós temos planos e metas que gostaríamos de realizar “quando der”. E, enquanto isso, ainda temos uma casa pra cuidar, compromisso familiares, consultas médicas, filas de banco – é coisa que não acaba mais. A vida, porém, é uma só, e ela passa. Quando compreendi isso, parei de viver sem sentido e passei a usar a organização a meu favor."


 Quando decidi ler o livro achei que encontraria apenas dicas de como arrumar a casa, fazer aquela faxina detalhada, colocar as coisas em seus devidos lugares etc. Mas como o próprio livro diz: Não devemos confundir organização com arrumação. O livro trata de muito mais que isso, expondo todos os benefícios da organização da vida em geral, como definir nossas prioridades para alcançarmos nossos objetivos de curto, médio e longo prazo e conquistarmos nossa realização pessoal e profissional. A autora dá diversas dicas simples e práticas para serem aplicadas no dia a dia, e o livro também vem com vários exercícios para serem realizados durante a leitura para já colocarmos em prática principalmente o autoconhecimento, fazendo-nos refletir sobre vários aspectos da nossa vida. Thais, em uma linguagem simples, apresenta várias dicas de organização da casa, trabalho, formas eficientes de utilizarmos a agenda e o caderninho de anotações, criação de rotinas e listas, e também a arte de destralhar nossa casa e nossa vida.
 Como eu já estava lendo ainda um outro livro, só abri para dar uma olhadinha do que se tratava e não parei mais de ler, foi um dos livros que li mais rápido até agora. Para os bagunceiros de plantão ou para aqueles que querem otimizar sua rotina e realizar seus sonhos, Vida organizada é um manual de organização que não pode faltar! Leia, releia e presenteie. Super recomendo!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Quando é preciso mudar...


     Mudar não é fácil. Precisamos de motivos reais que nos levem às mudanças necessárias, caso contrário essas mudanças não duram muito tempo e tudo volta a ser como era antes. Então, ao invés de reclamar, decidi mudar... mas como ser firme nesta decisão que tantas vezes "decidi" em vão? Encontrando as respostas certas do por que eu preciso de mudança e principalmente por quem.
     O que me fez cair a ficha foi a gravidez do meu pequeno Benjamim. Como disse anteriormente, foi um susto! Precisei refletir muito sobre esse momento em minha vida e cheguei à conclusão que beirando os trinta, havia muitas coisas em minha vida que deixei pendente (e não foi pelo "excesso" de filhos!) mas por falta de objetividade, por perder tempo com projetos inacabados, por tantas vezes mudar de opinião sobre onde focar meus esforços, por não ser organizada e não ter prioridades.
Para encaixar perfeitamente meu bebê nos meus planos atuais decidi mudar meu estilo de vida. Na reta final desta gravidez, ao invés de ficar me perguntando "e agora, o que fazer?" decidi colocar em prática pequenas mudanças mas que já posso sentir seus efeitos no meu dia a dia, me preparando para a chegada do Ben, e com ele, que venha muitas outras coisas boas!
     Iniciei o projeto do Blog para me ajudar a manter focada nos meus objetivos e projetos, pois escrevendo e compartilhando minhas experiências diárias, cobro de mim mesma um posicionamento e resultados para me manter firme nessa jornada sem desanimar e sem voltar atrás em minhas decisões.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Keep Calm Bebê à Caminho!

    Ter uma vida organizada para quem não aprendeu como se organizar realmente é um grande desafio, mas que com certeza vale muito a pena. Estarei contando como percebi que as coisas precisavam de organização na minha vida e como foi esse processo.
    No fim do ano passado tive uma grande surpresa: grávida do meu quarto filho (realmente que surpresa, uau!!!). Claro, como não estava nos planos, foi difícil lidar com a notícia. Mas na verdade quais eram os planos? Aí é que está... não havia planos, apenas desejos de coisas que gostaria que acontecessem neste ano, mas que cá entre nós é o mesmo que esperar um milagre, pois não havia planejamento nenhum. Sem uma rotina, sem objetivos, sem metas, sem planejamento, sem sonhos... apenas desejos e uma imaginação sem limites. "E agora, não dou conta da minha vida e mais um filho! Não tem espaço na minha vida!" (meu Deus, que absurdo! Olha o desespero!)
    Aproveitei a minha indisposição na gravidez para ler artigos sobre organização pessoal. Parei para pensar que na verdade a minha vida já estava uma repleta bagunça e que não era  o bebê que impediria que eu cuidasse melhor da minha casa , cuidasse melhor dos meus outros filhos, e muito menos que limitasse o meu crescimento profissional. A única pessoa que poderia me impedir e limitar era eu mesma, sim a ficha caiu! Eu não dava conta da minha vida por ser completamente desorganizada, por já ter lido muito sobre o assunto, visto diversos vídeos, livros etc, conhecer muito sobre o assunto teoricamente mas nunca estar disposta a colocar nada em prática. O pior é você saber o que deve ser feito e não fazer, pois isso fica "cutucando" o tempo todo.
    Hoje, na reta final da minha gravidez, encaro a chegada do meu pequeno Benjamin como uma motivação a mais para eu ser uma pessoa organizada e colocar vários projetos parados em ação. Um desses projetos é este Blog, que sempre foi uma mera ideia, uma vontade que "quem sabe um dia" faria... mas chegou o tempo de parar de adiar as coisas, afinal a vida é curta demais para deixar tudo para "quem sabe um dia". É hora de fazer acontecer!
   Estarei contando nos próximos posts como comecei esse processo de organização e aonde encontrei inspirações para colocar a vida em ordem. Até lá!